O que é M&A e quais formatos de compra e venda de empresas e negócios
Comprar empresa
Empreendedorismo
Vender empresa

O que é M&A e quais os formatos de compra e venda de empresas e negócios?

Por Prandisa - 18/08/22

Você sabe o que é M&A e quais os formatos de compra e venda de empresas e negócios? Leia o artigo e entenda sobre o processo.

O que significa M&A?

M&A é a sigla em inglês para Mergers & Acquisitions que traduzindo para o português significa Fusões e Aquições.  Trata-se de processo de consolidação das empresas, negócios ou ativos; de forma total ou parcial.

Assim, envolvem a compra, venda e ou reorganização de empresas ou partes de empresas (estabelecimento, patentes, contratos, ações, quotas, carteira de clientes, tecnologias, etc). Portanto, envolvem um conjunto de procedimentos que mudam a estrutura e a forma de atuação de duas ou mais empresas dando origem à uma nova sociedade. Muitas vezes é utilizado para promover o crescimento de uma empresa ou negócio permitindo, desta forma, que a mesma mude sua posição competitiva no mercado.

Este processo pode acontecer entre empresas de diferentes tamanhos e até mesmo diferentes setores, conforme a estratégia para se atingir um determinado objetivo!

Por que fazer um M&A?

Assim como acontece em grandes empresas, pequenas e médias empresas também podem se utilizar deste processo como forma de alavancar seus negócios já que o processo de M&A permite:

– Reduzir a concorrência;

– Atingir novos mercados;

– Aumentar o quadro de funcionários especializados;

– Incrementar o portfólio de produtos e serviços.

Independente do tamanho da empresa ou negócio, para iniciar um processo de M&A, é necessário entender profundamente o negócio, o tipo de mercado em que a empresa está inserida e como o mercado se comporta, determinar o(s) objetivo(s) que se quer alcançar e definir e planejar a nova estrutura da empresa ou negócio.

Quais os formatos de M&A?

De acordo com o objetivo a ser atingido o M&A pode ocorrer em diversos formatos que estão mencionados resumidamente abaixo:

Aquisição total

Compra de 100% das cotas da Empresa.

Aquisição majoritária

Trata-se de aquisição de mais de 50% das cotas de uma determinada empresa. Este é o formato preferido de aquisição de empresas. Quando uma companhia decide adquirir ou, pelo menos, controlar outra, já está certa do retorno do investimento. 

Aquisição Minoritária

Aquisição de menos de 50% das cotas da Empresa. Esta estratégia é adotada como forma de avaliar a empresa que está sendo adquirida até que as condições apresentem interessantes para que se adquira mais cotas e portanto, se assuma o controle da empresa.

Aquisição por Alavancagem

Existem 2 modelos de Aquisição de empresas por alavancagem. Um chamado de MBO (Management Buy Out) que é a aquisição pelo time executivo da Empresa e o LBO (Leveraged Buy Out) que é quando a aquisição é feita por um comprador de fora da empresa. Nestes casos, o vendedor receberá de forma parcelada, a partir da geração de caixa da Empresa.

Joint Venture

Ocorre quando dois ou mais sócios/empresas criam uma nova empresa, para realizar uma tarefa específica, durante um período determinado e, portanto, limitado. Estas empresas podem ser de ramos iguais ou diferente. Uma estratégia de Joint Venture empresarial pode estar relacionada a um novo projeto ou outra atividade comercial. Na maioria dos casos, esta estratégia busca a expansão dos negócios.

Fusão

Fusão é quando duas empresas se juntam para originar uma terceira empresa. Neste caso, as duas empresas iniciais deixam de existir.
Esta estratégia é comumente adotada em mercados muito competitivos onde empresas concorrentes podem acabar realizando guerras de preços, gerando margens pouco saudáveis e consequentemente prejudicando todas as empresas daquele setor. Em se fundindo, as empresas podem se beneficiar com a melhoria da receita e margens de lucro.

Incorporação

É quando uma empresa adquire outra empresa ou seja, absorve as operações desta outra empresa. Normalmente estratégia é utilizada para ampliar o patrimônio de uma empresa ou grupo.
Nesta modalidade, fazem parte da aquisição os bens, ativos, tecnologias, profissionais especializados. Assim os vínculos empregatícios também se mantém. Além disso, as obrigações trabalhistas também passam a ser de responsabilidade da empresa adquirente.

Cisão  

Na cisão empresarial, o capital social – em parte ou em sua integralidade – é separado, dando origem a novas sociedades ou passando a integrar o capital de empresas já existentes. Portanto, a cisão poderá ser total ou parcial.

A cisão de empresas pode ser feita visando o aumento de lucros, principalmente quando ela atua em dois ou mais segmentos de mercado. Dessa forma, com a divisão pode ocorrer a diminuição de tributação sobre a companhia, diminuindo assim as seus custos e despesas.

Quais as etapas do processo de compra e venda de empresas e negócios?

Embora as fusões e aquisições possam ser vantajosas para empresas de diversos segmentos e portes, elas precisam ser estrategicamente pensadas. Para organizá-las, é importante entender profundamente o negócio, analisar bem o comportamento do mercado e planejar a nova estrutura da empresa.

Seja como for, antes de iniciar o processo de M&A é importante que o empreendedor faça a avaliação da empresa através de Valuation estudando quais benefícios e riscos que a transação pode trazer e como se concentra o volume de vendas, receita, custos e balanço.

O Valuation permitirá avaliar as alternativas que permitam estruturar as transações da fusão e aquisição para que o empresário consiga selecionar qual a melhor proposta para alcançar seus objetivos. Para saber mais sobre a importância do Valuation seja para comprar ou vender uma empresa ou negócio clique aqui.

O passo seguinte ao Valuation é a negociação. Neste momento as partes envolvidas no processo de M&A, acordam sobre os valores oferecidos, formato de aquisição e estrutura da transação de compra e venda.  

A partir do aceite da proposta, poderá ou não se iniciar um outro processo, chamado de Due Diligence. Ou seja, quando uma negociação envolve Due Diligence, este só ocorre após a aceitação da proposta! Neste processo, os pretensos compradores, através de profissional qualificado, realizam uma auditoria no objeto da negociação, como forma de compreender completamente as oportunidades e riscos envolvidos na transação. Para saber mais sobre o que é Due Diligence clique aqui.

O processo de M&A se conclui com a assinatura do Contrato de Compra e Venda.

Como fazer M&A?

Conforme mencionado, o processo de negociação de uma empresa ou negócio seja na sua totalidade ou de forma parcial, envolve várias etapas. É um processo muito diferente de se vender um imóvel ou um carro por exemplo! Por isso ter um acompanhamento de profissionais da área permitirá às partes terem todo o suporte e orientação necessários para que a negociação seja concluída com sucesso, beneficiando ambas as partes!

Neste sentido, a Prandisa presta serviços inerentes a todo o processo de compra e venda de empresas e negócios, inclusive com Valuation, Due Diligence, Serviços de governança corporativa e controladoria gerencial para mensalistas, plano de negócios e mentoria para empresários e outros serviços, sempre com o objetivo de auxiliar o cliente de acordo com suas necessidades!

Para conhecer mais sobre os serviços oferecidos pela Prandisa clique aqui ou fale com um de nossos consultores! Ficaremos felizes em lhe atender!

Avatar Prandisa

Por

Prandisa


Prandisa Broker - Comprar e Vender Negócios e Empresas - Brasil

Empresas à venda

Desenvolvido por wid.studio