A due diligence é provavelmente uma das fases mais críticas no processo de compra, venda, fusões e aquisições de uma empresa ou negócio. Trata-se de uma investigação completa sobre a empresa ou negócio que se deseja adquirir.
O objetivo da due diligence é identificar os pontos fortes e fracos, vantagens, desvantagens, oportunidades de crescimento e áreas sensíveis de uma empresa ou negócio.
Os primeiros passos de uma due diligence não dependem de conhecimento sobre o proprietário, nem mesmo a realização de visitas presenciais ao negócio. Ou seja, muitas informações podem encontradas pela internet. Por exemplo: no site da Receita Federal é possível verificar a regularidade do CNPJ.
Num segundo momento será feita a inspeção financeira e outras verificações in loco.
O processo de Due para pequenas e médias empresas costuma levar de 10 a 30 dias.
No caso de Empresas de grande porte o tempo é mais longo pois o volume de informações é maior.
Quando há real interesse do comprador em negociar. Para tanto há que se assinar um documento de intenção de compra ou até mesmo um contrato de compra e venda.
Neste sentido, é muito comum que após aceita a proposta de compra seja elaborado um contrato de compra e venda com um pagamento de um sinal o que torna a Due possível.
Este sinal de pagamento, poderá ou não ser devolvido ao pretenso comprador em caso de desistência.
Nos casos em que o sinal não é devolvido após a Due, a justificativa é que, como a venda da empresa ficou suspensa durante o período de Due Dilligence o valor pago pelo pretenso comprador pertencerá ao vendedor a título de “indenização” por ter deixado de negociar com outros possíveis compradores e exposto sua empresa para análise. Mas isto não é regra! Cada negociação é uma negociação!
Em alguns casos a assinatura de um documento de Interesse de compra é suficiente.
Portanto, se você não está acostumado(a) a negociar empresas, muitos detalhes podem passar desapercebidos durante processo de compra. Por isso, é fundamental solicitar o apoio de profissionais especializados. Um investimento nessa etapa pode valer a pena e evitar dores de cabeça futuras.
Desenvolvido por wid.studio