Riscos de se vender um negócio ou empresa sozinho sem profissional qualificado - Prandisa negócios
Vender empresa

Riscos de se vender um negócio sem orientação de um profissional qualificado

Por Janaina Prandin - 31/08/21

Tenho certeza que você conhece alguma plataforma de vendas que faz conexões para negociação de compra e venda de empresas. Muitos empresários decidem vender suas empresas sozinhos e lançam mão deste tipo de divulgação. Isto se dá ou porque o empresário desconhece que existem empresas que fazem intermediação de compra e venda de negócios ou empresas (micro e pequenas inclusive!) ou porque busca aumentar o ganho da venda, sem ter que pagar honorários a uma empresa especializada.

Entendemos a necessidade de maximizar seus lucros ao vender seu negócio, mas você já ouviu o ditado que “o barato às vezes sai caro”? É sobre isso que fala este artigo.

Muitos empresários decidem vender seu negócio sozinhos, no entanto, por desconhecimento do processo de venda de empresas ou ingenuidade, correm o risco de cometem erros que só serão percebidos mais adiante. E não estamos falando só de perder dinheiro na venda mas também em amargar uma séria dor de cabeça após vender o Negócio.

Entendemos que todos tem o direito de, pelo menos tentar, vender seu negócio sozinho e por isso preparamos este artigo cujo objetivo é lhe dar algumas dicas na esperança que possamos auxiliá-los neste sentido, ou seja, que lhe ajudem a evitar cometer erros na venda de seu negócio.

Os erros mais comuns ao vender seu negócio (sozinho):

1. Não ter um plano

A venda de um negócio exige um mínimo de planejamento! Portanto, mantenha registros organizados e atualizados das movimentações de sua empresa! Você deve tomar isto como procedimento desde o primeiro minuto em que abre seu negócio!

Você nunca sabe quando nem se irá vender seu negócio, mas, se algum dia pensar nisso, já terá grande parte do dever de casa feito! Além disso, uma empresa organizada, com números auditáveis é muito mais interessante e fácil de ser negociada! Se você quer vender uma empresa ou negócio e precisa de serviço especializado neste sentido, ou apenas quer saber mais sobre como você pode preparar sua empresa para ser vendida clique aqui saiba mais sobre Governança Corporativa.

2) Eleger um profissional não qualificado para lhe auxiliar no processo de venda

Lembra do barato que sai caro?
Não estamos aqui para desmerecer nenhum profissional, mas, acreditar que um corretor de imóveis, contador ou ainda um advogado que não tenha vivência em intermediação de negócios, irá lhe auxiliar adequadamente é um erro grave e infelizmente, bastante comum! Em outras palavras, um grande erro que você pode cometer ao decidir vender sua empresa é não ter um serviço adequado que lhe ajude no processo.

Além disso, vender uma empresa exige dedicação, foco e comprometimento e se você não tem tempo suficiente para se dedicar ao assunto é melhor que procure um serviço especializado em venda de empresas.

3) Definir o preço de venda sem critérios

Se você já decidiu que quer vender seu negócio sozinho, provavelmente já recorreu ao Google para saber como calcular o valor de sua empresa. A internet está repleta de “receitas de bolo” e serviços online de avaliação de empresas; como se existisse uma matemática única que funcionasse para todo mundo. Só que “todo mundo” é muita gente e cada empresa ou negócio tem suas particularidades!

Para se determinar o valor de venda de uma empresa há que se considerar, além dos números, vários outros aspectos como o tempo de atividade, a reputação da empresa, estrutura e instalações, bens intangíveis e outros! Portanto, recomendamos que se contrate um serviço especializado!

Se você já decidiu vender sua empresa e deseja contratar um serviço de avaliação de empresas clique aqui e preencha o formulário para que um de nossos consultores entre em contato.

4) Agir precipitadamente e aceitar a primeira oferta

Mantenha o foco! A menos que você tenha um profissional qualificado para intermediar a venda, faça como os japoneses que durante uma negociação não demonstram nenhuma emoção! Por maior que seja a urgência em vender deixe a emoção de lado e mantenha o sangue frio!

Não aceite a primeira proposta sem negociar algum aspecto! Se a proposta está dentro do valor de venda mas o prazo de pagamento é muito longo, negocie o prazo!
Mais de 95% das negociações de venda de empresas são feitas a prazo e não há nada de errado com isso desde que se tomem alguns cuidados!
O comprador sempre irá tentar negociar valor e prazo de pagamento. Se a proposta apresentar parcelamento para pagamento peça garantia! Neste sentido, vale lembrar: um negócio só é bom quando é bom para ambas as partes!

Se você precisa de serviço especializado em venda de empresas clique aqui. Ficaremos felizes de ter você como cliente!

Avatar Janaina Prandin

Por

Janaina Prandin


Diretora Comercial

Empresas à venda

Desenvolvido por wid.studio