onde investir - qual a melhor opção de negócio - comprar empresa pronta - comprar empresa ou iniciar uma empresa do zero - prandisa venda de empresas - comprar empresa
Comprar empresa
Empreendedorismo

Qual a melhor opção de negócio?

Por Janaina Prandin - 16/08/21

Se você decidiu comprar uma empresa em funcionamento ou até mesmo abrir uma empresa do zero e está em dúvida sobre qual é a melhor opção de negócio este artigo é para você!

A primeira coisa a se perguntar é: Será que eu tenho perfil de empreendedor? Se sim, se pergunte: Que tipo de empreendedor eu sou? Em outras palavras, descobrir seu perfil de empreendedor irá lhe ajudar a escolher em qual é a melhor opção de negócio para você.

Caso você precise de ajuda para reconhecer suas características empreendedoras, o Sebrae oferece vários cursos gratuitos, inclusive um que se chama “Como reconhecer características empreendedoras”. O curso é online, gratuito e tem 4 horas de duração! No site do Sebrae também tem um Quiz que pode lhe ajudar a descobrir “Qual é seu perfil empreendedor”. Vale a pena conferir!

Um caso real

Se você chegou até aqui é porque está querendo comprar um negócio ou empresa, ou seja, seu desejo de empreender já existe! Portanto, clique aqui para conhecer nossa carteira de empresas a venda em diversos Estados do Brasil!

Caso você precise de ajuda para escolher o melhor negócio para investir, conheça o caso de Gláucia* que procurou ajuda de um de nossos consultores de negócios e cujo sonho era comprar uma padaria.

Quando questionada sobre suas experiências profissionais em padaria, Gláucia respondeu que não tinha experiência mas que sabia que padaria “dava muito dinheiro” e que tinha uma amiga no Rio Grande do Sul que tinha padaria há anos e vivia confortavelmente.

Diante deste depoimento, com a maior sinceridade e delicadeza possível o nosso consultor de negócio perguntou a ela se a tal amiga, tinha tempo para usufruir do tanto de dinheiro que ganhava. Imediatamente, Gláucia respondeu que não e acrescentou que a amiga não tinha final de semana, nem tempo para viajar e muito menos para a família.

Em suma; por não ter experiência de trabalho alguma em padaria, nem em empreendedorismo, Gláucia foi orientada a investir em algo menor, como uma cafeteria, foi lhe dito. Dessa forma; ela teria mais chances de prosperar! Ao mesmo tempo; poderia fazer cursos de empreendedorismo e panifício. Desta forma, daqui um tempo estaria mais preparada para comprar a tão sonhada padaria e ter sucesso neste tipo de negócio!

Em conclusão, você que deseja comprar uma empresa ou iniciar um negócio do zero busque opções que estejam dentro do seu perfil de empreendedor(a). E caso queira contratar ajuda de profissional especializado em compra e venda de empresas e negócios conte conosco! Clique aqui para entrar em contato com um de nossos consultores!

Franquia seria uma boa opção?

Antes de responder esta pergunta quero que você compreenda que todo investimento envolve um certo risco.

No entanto, o setor de franquias é um dos que mais cresce no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o setor fechou o ano de 2020 com um faturamento de R$ 167,1 bilhões.

O modelo franquia é um tipo de empreendimento com um plano de negócio já testado, com marca conhecida pelos consumidores e que oferece suporte do início ao gerenciamento. Claro que isso tem um custo!

Será cobrada taxa de franquia e terterá que passar no crivo da franqueadora e em sendo aceito terá custos mensais de Royalties e Taxas de Marketing. O valor varia de Marca para Marca.

Se você deseja abrir seu primeiro negócio e você não tem experiência em gestão, então apostar neste segmento pode aumentar bastante as chances de sucesso.

Igualmente, se a razão de você querer comprar um negócio é para incrementar renda pois você já tem outra atividade e por esta razão não poderá se dedicar em tempo integral a este negócio, uma franquia também pode ser uma ótima opção!

Franquia é um modelo de negócio 100% fiscal ou seja, declara 100% do faturamento. Afinal; as taxas de Royalties e Marketing são percentuais sobre o faturamento. Ou seja, se você não estará presente em período integral na empresa o fato de ser 100% fiscal possibilita melhor controle econômico-financeiro do negócio.

Por último, voltamos a insistir na importancia de antes investir seu capital em algum negócio, busque auxílio profissional para identificar qual negócio melhor se adequa ao seu perfil e a sua situação! Dessa forma os riscos de o sonho virar pesadelo são bem menores!

* Nome fictício para preservar a identidade da cliente.

Avatar Janaina Prandin

Por

Janaina Prandin


Diretora Comercial

Empresas à venda

Desenvolvido por wid.studio