Qual a importância de um Plano de Negócios para uma empresa?
Empreendedorismo

A importância de um Plano de Negócios

Por Prandisa - 10/04/22

Se você está abrindo o seu negócio sem nenhum planejamento, você é igual a maior parte dos empreendedores brasileiros. Portanto; se você quer se diferenciar e evitar que sua empresa entre na estatística das que quebram nos primeiros anos de vida, você precisa saber o quão importante é você ter um Plano de Negócios!

Em 2019, foi publicado um estudo do programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) que apontou um aumento do empreendedorismo por oportunidade no Brasil e, consequentemente, uma queda nos negócios abertos por necessidade. O que é uma ótima notícia!

Dos entrevistados, 61,8% disseram que abriram o próprio negócio porque identificaram uma oportunidade de mercado. Isso significa que o empreendedor está deixando de abrir o negócio “no susto” e está buscando mais informações sobre o segmento em que irá atuar. Além disso, os futuros empreendedores estão investindo em autodesenvolvimento, o que é fundamental para que tenham sucesso no empreendimento. Afinal, segundo o diretor de Pesquisa e Mobilização da Endeavor, Pablo Ribeiro, “não basta ter uma ideia de negócio e capital para investir. O sucesso de uma pequena empresa depende muito do perfil do empresário”.

Por que muitas empresas fecham nos primeiros anos de vida?

Mas, por que muitas empresas ainda fecham nos seus primeiros anos de vida? A falta de planejamento continua sendo apontada como a causa principal! Ocorre que o imediatismo, a falta de conhecimento e a falta de propósito são as principais características que afastam o empreendedor da cultura do planejamento.

Para muita gente, planejamento é sinônimo de um longo relatório, engessado e com pouco resultado prático. O que infelizmente acontece porque, em muitos casos, não são utilizadas as metodologias e as ferramentas adequadas ao perfil do empreendedor e ao estágio da empresa.

Dessa forma, se você também pensa que planejamento é apenas algo burocrático e que você pode empreender sem fazer um plano, cuidado, pois nenhuma ideia, por mais excelente e original que seja, resiste à falta de execução! Afinal, executar sem planejar é apenas contar com a sorte!

Faça as pazes com o planejamento!

Se você está investindo seus recursos – tempo e dinheiro – para empreender e ser dono do seu próprio negócio, há dois pensamentos que você precisa descontruir o quanto antes:

  • O primeiro, é o de que o planejamento é inimigo da criatividade, da intuição e da agilidade. Na verdade, ele é um mapa. É a luz na estrada que indica direções e ajuda a tomar decisões com menos risco.
  • E, o segundo, é de que pequenas empresas não precisam de planejamento. Saiba que os negócios que realmente dão certo são liderados por empreendedores que tem o hábito de planejar.

Além disso, há um pensamento que você precisa cultivar:  através da elaboração de um bom plano de negócios é possível saber se uma empresa é viável financeiramente e mercadologicamente e ter esse plano em mãos vai te fazer ganhar tempo, economizar (e multiplicar) dinheiro e reduzir a ansiedade, principalmente se você nunca empreendeu e não tem conhecimento sobre o segmento em que irá atuar.

E então, planejar é ou não é uma boa idéia?

Se você deseja contratar um Plano de Negócios CLIQUE AQUI para entrar em contato! Será um prazer lhe atender!

Avatar Prandisa

Por

Prandisa


Prandisa Broker - Comprar e Vender Negócios e Empresas - Brasil

Empresas à venda

Desenvolvido por wid.studio